13/06/13 - Morre comandante lageano Ricardo Sell Wagner

Faleceu na madrugada desta quinta-feira (13), o comandante da aviação Ricardo Sell Wagner. Ele sofria de câncer no pulmão há cerca de quatro anos. Há um mês estava internado em um hospital do Rio de Janeiro e há uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O comandante morava no Rio de Janeiro desde então e visitava Lages sempre que podia.

Seu corpo será transladado para Lages e deve chegar na noite desta quinta-feira. O sepultamento está previsto para esta sexta-feira (14). A capela onde será realizado o velório e o horário do sepultamento ainda não foram definidos.

Conheça a biografia do comandante 

Nasceu em Lages em 20 de março de 1942. Cursou a Escola Primária D. Ida Schmidt e posteriormente estudou no Colégio Diocesano.

Sua vocação pela aviação fez com que aos 17 anos iniciasse, com a autorização dos pais, o curso de piloto no Aeroclube de Lages localizado onde hoje é a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). A partir de então dedicou-se as atividades aeronáuticas. Aos 20 anos era piloto comercial da Cruzeiro do Sul, no Rio de Janeiro, e aos 22 anos foi promovido a comandante de Douglas DC-3. Na época foi considerado o o mais jovem comandante do Brasil.

Em 1966 casou-se com a lageana Jonilda Wagner. O casal teve dois filhos: Hermann e Jôrica e quatro netos: Ricardo, Bruna, Joana e Pedro.

Durante a sua atividade profissional voou em várias aeronaves, iniciando com as convencionais à pistão, posteriormente os turbo hélices (avião à pistão e turbo hélices  são motores de combustão que fazem girar uma hélice). Depois passou a pilotar jatos puros e encerrou recentemente sua carreira comandando voos internacionais, na função de Master (posto máximo na carreira de um piloto), em um jato de última geração, o McDonell Douglas “MD-11”.

Devido a sua conduta e fatos relevantes no desempenho de sua profissão foi agraciado com quatro altas condecorações:
  • Colaborador  Emérito  do  Exército.
  • Comenda do  Mérito  Santos  Dumont.
  • Medalha  do  Pacificador.
  • Ordem do Mérito Militar. Esta Concedida pelo Presidente da República. 

Ricardo Sell Wagner era um profundo conhecedor das questões que envolvem aeroportos da Serra Catarinense. O Correio Lageano prepara matéria com mais detalhes sobre a vida e morte do comandante, que será publicada na edição desta sexta-feira (14).

Fonte: Correio Lageano